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Logística – Antes Transporte, hoje logística e indo para a 4.0, 3PL, 4PL e 5PL.

Em muitas matérias aqui do site abordamos os mais diferentes aspectos da logística, mas poucas vezes paramos para pensar o que é a própria logística e que tipos de problemas da vida real das empresas ela pode resolver.

A logística é hoje uma arte e uma ciência, dedicada a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo certo. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Portanto, fazendo as contas certas e agindo de maneira lógica e inteligente, a logística entrega os produtos de maneira eficiente, envolvendo muito mais que o transporte.


Conceitos atuais da logística que precisamos saber.

Os principais aspectos para o atual entendimento local e global.

Nacionalmente somos um país “continental”, e assim logística é uma das atividades econômicas mais complexas e, portanto, estratégico o seu entendimento.

Empresas buscam cada vez mais o bom funcionamento de vários setores, principalmente os segmentos industriais, agronegócio, bens de consumo e varejo.

O princípio é não esquecer que todos os produtos e serviços que consumimos passam por um processo de coleta, distribuição e entrega, gerando altos custos.

Cada vez mais a logística está ao longo do processo das nossas compras, cada vez mais fracionadas e no autoatendimento:
Mercados, produtos eletrônicos, vestimentas, compras feitas por e-commerce, aplicativos de pedidos de comida, pontos de autoatendimento, outros.

Assim é fundamental estar por dentro dos últimos conceitos no mercado relacionados a logística.

Neste ponto é essencial para ficarmos por dentro das definições dessa área de negócio tão importante e cada vez mais estratégica, complexa e onerosa.


 Resumo dos conceitos mais importantes:


A) A logística como é entendida hoje:

logística longe ser “transporte”, como era, um erro de visão.

Nos últimos anos abrangeu muito mais áreas, conceitos, tecnologias.

Simplificadamente podemos afirmar que o conceito de logística está relacionado com gestão de recursos, tecnologias e meios que possibilita a entrega de produtos, em determinado local e durante um certo período de tempo.

Há diversos processos que auxiliam na transição de produtos de um “Ponto A” ao “Ponto B”.

Vários novos aspectos são importantes e precisam ser considerados.

Desde a gestão de pessoas qualificadas, estoque, roteirização, aspectos climáticos, legais, internacionais, tributos, concorrência, sindicatos, outros, que causam muita interferência.

Lembrando que o berço da logística veio da Guerra.

Pela necessidade que surgiu de movimentar as tropas, armazenar e distribuir seus suprimentos.

Com a busca constante da eficácia e custos. Estratégia Tática.


✓ Os principais termos que fazem parte deste universo:

Modais de transporte, logística sustentável, logística integrada, logística reversa, logística 4.0, Supply Chain, Kanban (E-Kanban, Jira, Trello, Monday), TKU e last mile.


B) Conceito: Modais de transporte

São os tipos de transporte. Os meios mais utilizados para ocorrer a logística.

Sendo os principais modais de transporte utilizados no Brasil e suas respectivas participações na logística:

✓ Rodoviário
O mais conhecido e utilizados no Brasil. 61% dos transportes em logística hoje.
Utilizado no deslocamento a curta distância que estão acabados ou semiacabados.
Prazo curto de vencimento como os produtos oriundos do agronegócio como os grãos, laticínios e carnes.

✓ Ferroviário
Responsável pelo transporte de cerca de 20% dos produtos, em segundo lugar de utilização.
Ótimo quando o assunto é cargas de grandes volumes e que precisam percorrer longas distâncias.
Mas o ferroviário percorre somente um trajeto fixo.
Assim o transporte por rodovias acaba complementando a chegada dos produtos em seus destinos finais.
Principais benefícios são o baixo custo e o transporte em grande escala para cargas pesadas.
Mas há poucos investimentos para expansão desse modal.

✓ Aquaviário
Por vias aquáticas. No Brasil, apenas 13% das cargas utilizam esse meio de transporte.
Geralmente em contêineres para armazenar os produtos e assim transportar diversos produtos em diferentes estados físicos como líquido, sólido e gasoso.
Para grandes volumes que precisam percorrer grandes distâncias e que possuem baixo valor agregado.
Não é recomendado para quem busca maior agilidade no transporte.

✓ Dutoviário
Menos conhecidos no Brasil.
No Brasil 4% das cargas são transportadas dessa forma, mais do que os meios aéreos.
A operação desse modal é feita através de “tubos” que são chamados de dutos.
Esses podem ser subterrâneos ou submarinos. Esse modal possibilita o transporte de grandes quantidades por longas distâncias.
Mas modal com altos custos de implementação, além da necessidade de licenças ambientais para instalação, mas depois o custo operacional é baixo.
É uma boa opção para transportar produtos líquidos, gasosos ou sólidos granulares.

✓ Aéreo
Modal de transporte bem conhecido, principalmente em longas distâncias para locomover, principalmente pessoas.
Para cargas, o modal aéreo fica atrás de todas as outras opções, sendo responsável por somente 2% do transporte de produtos.
Boa opção quando há urgência no prazo de entrega, pois os aviões percorrem longas distâncias em um curto período de tempo.
Transporte de cargas extremamente seguro.
Limitações estão no volume e quantia de carga a ser transportada, recomendado para produtos eletrônicos, frágeis ou com período de validade baixo.
Utilização é baixa devido ao alto custo.


C) Conceito: Logística Sustentável

Obrigados a pensar em um mundo mais sustentável e qual o papel das empresas nisso.
Sendo assim, a logística sustentável representa um conjunto de medidas, ações e estratégias adotadas pelas empresas em prol do meio ambiente.
Considerações como poluição do ar, do solo, o desperdício de materiais, entre outros.
Por fim todas as organizações tem que aderir a gestão de frota sustentável.


D) Logística Integrada

A integração dos processos logísticos.
Todas as etapas que estão envolvidas nessa cadeia devem estar conectadas através de um sistema que traz maior eficiência para a empresa e resultados melhores.
Busca melhorar todo o acompanhamento processual, permitindo ter um controle bem específico desde o processo de venda até a chegada do produto ao cliente final, em tempo real.

✓ Foco nos Custos:
Assim minimiza erros que prejudicam seu processo, problemas com os consumidores, outros.
Através de sistemas e muito planejamento, além do monitoramento constante de cada passo.
Ou seja, melhoria contínua é essencial, para o detalhamento oferecido pelos sistemas.
Assim é cada vez mais é possível reavaliar e adaptar processos para reduzir custos.

A integração de sistemas é vital, sistemas e aplicativos integrados com ERP, TMS, WMS, CRM, outros auxiliando empresas a alcancem níveis mais altos de eficiência e superar gargalos em seus processos internos.

Contam com dados em tempo real, monitoramento de tarefas, rastreios, documentação digitalizada, otimizar rotina, propõe um bom relacionamento com o cliente final já que gera satisfação, fidelização faturamento, retenção.


E) Logística Reversa / Inversa

A logística reversa visa a gestão no retorno de produtos para quem o produziu.

Com isso, podemos dizer que os seus principais objetivos são a devolução de produtos que:

1. Apresentam problemas;
2. Possuem algum tipo de reaproveitamento, como de materiais utilizados no processo de produção;
3. Devem ser destinados para seu devido descarte.

Alguns exemplos como óleos, baterias, pallets, sacos de agrotóxicos, Recolhimento de produtos como lixos tóxicos e hospitalares, garrafas retornáveis da Coca-Cola, outros que após utilizadas, os consumidores podem as devolver ao mercado e o fabricante fica responsável pela coleta, higienização para retornar o produto a linha de produção, destino legal ou reuso do material.

A logística reversa/Inversa há um grande aspecto que visa a preservação e responsabilidade ambiental.
Com o aproveitamento, menos recursos serão retirados da natureza para produção, bem como descarte ideal de produtos contaminados.
E bem aplicada e planejada pode reduzir custos e, até mesmo, ser lucrativa.
Mas a cobrança legal neste sentido vem crescendo fortemente.


F) Logística 4.0

Agora entramos na expressão tem como referência a quarta revolução industrial.
A chamada de Indústria 4.0 e consiste na utilização de tecnologias avançadas.
A logística 4.0 busca recursos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento do melhor processo de toda a cadeia de suprimentos.
Representa quase como se fosse uma “nova fase”, onde todos os processos são guiados pela tecnologia.
Propiciam mais produtividade, redução de custos e uma base de informações preciosa na tomada de decisões.
Utilizando big data, machine learning, inteligência artificial e IOT (internet das coisas), outros.


G) Alguns dos principais benefícios dessa integração tecnológica são:

1. Redução do tempo de entrega;
2. Redução de estoque;
3. Otimização de espaços de armazenagem;
4. Menos erros em processos;
5. Dados e informações precisas e;
6. Melhorias no relacionamento com seu cliente.

Essa definição de logística 4.0 é uma realidade e é uma grande vantagem competitiva nesse mercado.
É preciso iniciar essa transformação e você vai precisar, principalmente, entrar profundamente nas alternativas de sistemas de gestão de logística.


H) Supply Chain

É a “cadeia de suprimentos ou mantimentos”.
São todos os processos e etapas que os produtos passam, desde a fabricação até chegar ao cliente final no PDV (ponto de venda).
É o que diz respeito a toda essa cadeia e movimentação da extração da matéria-prima até se tornar o produto e entregue ao cliente.
Demais elementos participam desse processo: Transportadoras, fábricas e indústrias, armazéns, revendas, CDS, distribuidores, Varejos físicos e digitais.
Engloba desde os suprimentos, a produção e distribuição.
Fundamental o sincronismo de todos esses elementos está na melhoria significativa que a gestão de cada etapa pode ter.
Coma análise profunda e analítica da base de dados é possível identificar qual o tempo utilizado para cada período, reduzir custos de estoque e armazenagem, além de sempre manter seu cliente abastecido, o que ajuda na manutenção do relacionamento.


I) TKU

Definido pela A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), TKU é:
O somatório dos produtos das TU (toneladas úteis) tracionadas pelas distâncias de transporte na própria malha, inclusive de tráfego mútuo e de direito de passagem.
Um indicador de desempenho que organizações utilizam. Existente para calcular as toneladas por quilômetros úteis, ou seja, qual foi a capacidade de transporte da empresa logística e assim um dos conceitos da logística mais utilizados na prática!
Dados obtidos através do peso (em toneladas) que foi transportado em determinados quilômetros.
Indicador de desempenho é acompanhado mensalmente, mas em algumas outras análises para fins comparativos, pode-se avaliar períodos mais longos como semestral e anual.


J) Last Mile

Termo que também pode ser encontrado no campo do marketing e das vendas.
Na logística Last Mile, última milha, significa o último processo na etapa de entrega.
Ou “last mile DTC”, Direct to Consumer, são às entregas de última milha realizadas diretamente ao cliente.
Empresas com atuação Last Mile é aquela que atua na última etapa do processo, para realizar a entrega ao cliente final.


K) Os impactos da tecnologia na Logística

Logística 4.0, a inclusão da tecnologia para integrar e acompanhar processos que beneficiam a gestão logística já é uma realidade.
É deixar de lado planilhas, cadernos e controles feitos a mãos.
É a automação dos processos, checklist até de entrega ao cliente.
Ganho de produtividade, eliminação de erros humanos com forte redução dos custos.
Com a tecnologia, aplicativos, colabora principalmente na roteirização que mostra para todos os melhores caminhos, otimizando a carga, diminuindo perdas, tempo e custos.
Revendo rotas e distâncias, possíveis problemas com trânsito, indicando e revendo sempre a melhor rota a ser feita (custo x benefício).
Ganho e agilidade nas entregas, com redução de gastos em geral, combustível, manutenções, dentre outras várias vantagens.


L) O futuro da logística a partir de 2024

Avanços agora em seus respectivos modelos de 3PL, 4PL e 5PL.
A logística 3PL se trata da terceirização dos processos de entregas, transporte e armazenagem de mercadorias viabilizados por transportadoras parceiras, mas vendidas por empresas como e-commerces, por exemplo.
Já o modelo 4PL vai além por ser capaz de coordenar cadeias de suprimentos mais complexas como de grandes corporações, como se fossem vários modelos 3PLs, funcionando assim como um integrador logístico.
E a 5PL vem incorporando a tecnologia assiduamente com análise de dados, automações e até inteligência artificial, tais ferramentas que transcendem uma gestão tradicional estão cada vez mais em alta devido às complexidades que o setor enfrenta e, portantoo, podemos contar com um ambiente em constante evolução.


M) Considerações sobre os conceitos da logística

Aqui tivemos um resumo dos principais conceitos da logística.
Lembramos das definições mais primordiais como os modais rodoviários, com termos utilizados no dia a dia da operação, até entender sobre tendências deste setor como a logística 4.0, a logística sustentável, modelos de 3PL, 4PL e 5PL..
A tecnologia aliada à logística é fator primordial de sobrevivência para aprimorar a qualidade do serviço e otimizar as operações, tendo em vista seu alto custo no fim do “Pipeline”.

Assim que se destacam os nossos serviços, com o apoio de sistemas, Aplicativos que são customizados conforme os desafios dos clientes, projetos, urgências, dores.

Tudo de acordo com as necessidades de cada empresa.

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