AValons Strategic Services

Soluções, receita e resultados

Planejamento Estratégico em Suprimentos

O planejamento estratégico de compras: Desde a compra Spot, passando pela gestão de parceiros de negócios (não mais fornecedores) e Cockpit para os trabalhos analíticos, com os KPIs estratégicos na gestão de Suprimentos e geração de relatório para principais executivos e dirigentes da empresa.

Hoje Suprimentos está em outro patamar, é uma das principais premissas estratégicas nas grandes empresas para que a mesma se torne mais competitiva e lucrativa. Posicionando-se estrategicamente diretamente com os C Levels e Owners da empresa.

Mas muitos gestores não tem conseguido acompanhar e possuem muitas dificuldades para realizar o processo de forma eficiente.

Comprar faz parte da rotina de todas as empresas. E na sua maiorias “apagando incêndios” e nada de planejamentos focados em custos e liderança de mercado.

✓ Como você tem planejado a sua gestão de fornecedores com foco na produtividade e receita?

Segue as melhores metodologias com objetivos claros e metas mensuráveis?

Um resumo do passo a passo prático orientado na gestão da sua cadeia de fornecimento, trazendo-a a um nível muito mais estratégico.

✓ Como é definido o Planejamento Estratégico na Gestão de Fornecedores em empresas absolutamente estratégicas?

O planejamento estratégico na gestão de fornecedores visa de forma contínua estabelecer objetivos claros e metas mensuráveis para melhor gerir seus parceiros comerciais.

Com ferramentas e metodologias orientadas a altos resultados e assim evitar impactos negativos à organização.
Mas muito peo contrário, implementando continuamente me seus colaboradores o esírito agressivo focado em resultados.

Vale ressaltar que compras bem ou mal executadas auxiliam a definir os resultados que as empresas terão lá na frente.
Para o sucesso ou ao desastre.

Por isso, planejar estrategicamente a gestão de fornecedores é vital e auxilia todos, de forma colaborativa, a criar uma abordagem mais coordenada para se relacionar com os parceiros estratégicos em sua cadeia de abastecimento.

Otimizando a cadeia de suprimentos e mitigando todos os riscos, trabalhando de forma preventiva e com total senso de urgência nos custos e na busca da lucratividade.

As principais práticas para implementar um modelo com 100% de sucesso (medido e monitorado)

Planejamento estratégico na gestão de fornecedores: O porquê de fazer.

A gestão eficiente, precisa e estratégica nas cadeias de suprimentos tem sido cada vez mais o divisor de águas no sucesso dos resultados das empresas junto aos principais acionistas.

E para estar neste patamar, o planejamento estratégico da demanda é imprescindível para a excelência da gestão de fornecedores, determinada em resultados e qualidade.

Os pilares da metodologia continua para este resultado:

– Melhor controle e previsibilidade

Deter uma gestão de fornecedores planejada permitindo que a empresa tenha o melhor controle sobre as operações, já que com KPIs será possível prever suas necessidades de fornecimento e quais períodos isso se faz necessário, de forma preventiva.

– Otimização de custos:

O máximo do planejamento estratégico na gestão de fornecedores permite que a empresa possa dominar e negociar os melhores preços e condições contratuais, possibilitando mais eficiência na aquisição.

Hoje muitas empresas sofrem com a falta de insumos por falta de planejamento e gestão.

E para suprir a demanda de forma urgente, o gestor terá pouca margem de negociação e melhores termos já que precisa resolver os problemas no curto prazo, sem controle, com rupturas e altos custos.

Negociação Estratégicas em compras: O que é necessário para realizar parcerias estratégicas contínuas?

Melhor adaptabilidade a mudanças.

É fundamental hoje planejar de forma estratégica a sua gestão de fornecedores.

Assim sua empresa consegue ser mais rápida as mudanças repentinas em um mercado instável, complexo e competitivo.

Traz mais segurança e flexibilidade nas estratégias de suprimentos, com absoluta visão de longo prazo e maior diversificação de fornecedores e controles.

Também implementa assim a cultura de resiliência dentro da organização.

Os líderes conseguem ser muito mais estratégicos e incutir a rotina contínua de planejamento e avaliação de novos cenários, com KPIs e com seu “Cockpit” gráfico de informações.

Conseguem acompanhar em tempo real as flutuações de mercado, nacional e global, identificar novas demandas e propor ações, mais cirúrgicas, sem que haja grandes impactos dentro das áreas da empresa. E assim trazendo mais resultados.

Resumo de como inserir empresas na sua cadeia de suprimentos

– Cost Reduction / Redução de riscos

Somente com Planejamento Estratégico em Compras as empresas avaliam riscos e oportunidades para ter mais acerto na gestão de fornecedores.

Assim conseguem analisar como diferentes riscos podem afetar as operações da organização no curto, médio e longo prazo.

Assim também se desenvolve planos de contingência que incluem estratégias alternativas de suprimentos, planos de ação para lidar com possíveis interrupções e iniciativas para enfrentar situações imprevistas.

E muito mais…

– Mapeamento de Riscos em Supply Chain: Conheça os principais passos para um processo eficiente:

Planejamento de compras bem estabelecido requer “thinking outside the box”, pensamentos e ações para obter uma visão macro das principais necessidades e demandas a serem atendidas.

Seguem os principais exemplos das etapas que facilitam a elaboração do planejamento com resultados eficientes:

– Levantamento de demandas:

Dimensionar os itens e volumes a serem comprados, importante apurar e atualizar as previsões de consumo.

Fale com todas as outras áreas envolvidas – Stake Holders – circule novamente a Política de Compras para que todos estejam cientes da necessidade de informarem suas demandas e estabeleça os SLAs ( acordos de Nível de Serviço), com os prazos de recebimento previstos.

Assim evite as compras descentralizadas ou emergenciais que acabam, na sua maioria, sendo mais custosas e não obedecendo critérios importantes para a empresa.

– Definir ciclos e periodicidade de entregas com parceiros especiais (e não mais fornecedores):

Previsão de consumo periódica (mensal ou semanal), para produtos e serviços.

Informação mapeada se consegue estabelecer um planejamento de entregas com seus fornecedores, evitando excesso de estoques e também a falta de insumos, problemas, rupturas e perdas financeiras.

 Gestão Especial de Estoques: Os principais passos para um gerenciamento eficiente

– Defina o orçamento de cada categoria e sub-grupo

Estabeleça o orçamento anual para cada categoria. Assim previamente você consegue negociar de forma mais adequada com cada fornecedor dentro dos recursos que possui e com os objetivos de savings que deve atingir.

Análise dados históricos de gastos para cada categoria de compras a fim de entender padrões de gastos, avalie as principais necessidades e priorize as categorias de acordo com sua importância estratégica para a organização também auxiliarão você a ser mais certeiro na definição do orçamento.

– Comunique e monitore seus fornecedores estratégico continuamente

Tenha em mãos as informações listadas nas etapas anteriores, mantenha seus fornecedores atualizados e monitorados para garantir o abastecimento dentro de prazos estabelecidos e com a qualidade exigida pela empresa.

Mantenha o relacionamento com parceiros comerciais comprometidos. Assim se resolve o desafio da área de compras, o que torna a seleção e homologação de fornecedores cada vez mais criteriosa.

– Etapas para criar um Programa de Gestão de Fornecedores

Os grandes impactos da falta de planejamento para a gestão de fornecedores

Gerir uma cadeia de fornecimento sem objetivos e metas claras, pode trazer graves desafios ao setor de compras:

Riscos em relação à qualidade do produto: uma escolha inadequada de fornecedor originada da falta de planejamento e conhecimentos das necessidades da empresa pode resultar em aquisição de insumos com qualidade abaixo da esperada, o que afeta diretamente a satisfação dos clientes.

Vulnerabilidade a riscos de ética: não basta planejar a aquisição. É preciso ter um processo estruturado para fortalecer o relacionamento e monitorar os fornecedores, bem como sua integridade no mercado. Sem isso, a empresa pode ser exposta e ligada a práticas ilícitas e antiéticas por parte do seu fornecedor, o que pode manchar a reputação da empresa no mercado.

Possibilidade de interrupção da cadeia de suprimentos: toda a área de suprimentos da sua empresa trabalha de maneira conectada e interdependente. Um único fato envolvendo mal planejamento de aquisição pode resultar em gargalos, dependência de fornecedores críticos, falta de estoque de segurança, etc.

Metodologias Ágeis em Supply: Quais benefícios e como implementar na área de Suprimentos Estratégicos

O planejamento estratégico para a gestão de fornecedores é um recurso chave para compradores que trabalham com metas claras e orientado a resultados.
Estando assim próximo a cúpula da sua empresa, nas principais decisões.

Realiza-se assim o levantamento de demandas, definir periodicidade das entregas, definir o orçamento da categoria, comunicar e monitorar seus fornecedores são alguns dos passos práticos para o gestor de compras ter uma estratégia consistente para sua cadeia de fornecimento.

O planejamento eficiente, faz a sua empresa como um todo não sofrer com riscos em relação à qualidade do produto, de se estar mais vulnerável a riscos envolvendo ética corporativa e também sofrer com a possibilidade de interrupção na cadeia de suprimentos.

A tecnologia tem um papel essencial para auxiliar gestores a manterem uma cadeia de fornecimento mais segura e sustentável.

Até o AI está recente hoje em várias etapas deste processo.

Nos nossos projetos consultamos centenas de bases de dados para auxiliar os gestores e demais envolvidos na análise e validação de informações, classificando automaticamente o nível de criticidade do fornecedor.

Com isso, seus relacionamentos comerciais tornam-se mais transparentes e éticos, que refletem em uma cadeia de suprimentos mais sustentável.

É o caminho do sucesso financeiro, da rentabilidade e do ciclo contínuo do equilíbrio e resultados.

Podemos ajudar vocês também neste processo.

Entre em contrato com a nossa equipe.

Whatsapp: 011-97997-0000 / Email: contato@avalons.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp: 011-97997-0000 / Email: contato@avalons.com.br

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.369, 11° andar – SP –  01452-000.

Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Bia Ferraz iBranding Comunicação e Design.