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Strategic Sourcing: O conceito de Compras Estratégicas B2B.

O Strategic Sourcing – 4.0 Omnichannel

é a principal metodologia global, com melhorias contínuas, que realiza uma análise profunda do Custo Total de Aquisição (Total Cost of Ownership – TCO) de cada família de produtos ou serviços.
As decisões de negociação passam a apoiar-se não somente no preço, mas no TCO de materiais e serviços, e no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos de longo prazo com parceiros comerciais que podem ajudar o comprador a atingir as metas de lucratividade e satisfação do cliente.
Atingindo o máximo da eficiência e qualidade dos contratos, com profundas parcerias estratégicas no mercado, e não mais somente cotões focadas somente em preço.

Assim Suprimentos atinge o mais alto nível dentro do planejamento estratégico definido pela corporação, se tornando um dos principais pilares na busca resultado e lucratividade 
A área de Suprimentos com projetos contínuos de Strategic Sourcing vem se convertendo em um área fundamental para o equilíbrio financeiro dos negócios.
Ou seja, este conceito mostra que as organizações não devem focar apenas no baixo custo das aquisições – pensamento que perdurou por muitos anos – mas também nas consequências da compra de cada produto e no relacionamento estratégico com os fornecedores.

Há outros aspectos a serem considerados para tornar as compras realmente frutíferas e lucrativas. O objetivo dos modelos de Strategic Sourcing é criar valor e gerar vantagem competitiva , através da escolha e seleção dos melhores parceiros de negócio e não mais “meros fornecedores de cotações”.
Portanto, esses modelos consideram diversos fatores nas negociações, como flexibilidade, preço, prazo de entrega e qualidade, entre outros, para alcançar parcerias duradouras que promoverão o crescimento do negócio.

  ✓  O que é Fornecimento Estratégico?

O conceito de Strategic Sourcing foi utilizado pela primeira vez na década de noventa no setor automotivo e é uma metodologia que realiza uma análise completa do TCO – Custo Total de Propriedade dos produtos e serviços adquiridos por uma determinada empresa. E rapidamente dominou o mercado devido ao seu enorme retorno financeiro e estratégico.
A evolução desse conceito ao longo dos anos resultou em diferentes formas e etapas de implementação, vem crescendo anualmente com novas ondas de metodologias, processos e tecnologia.

Atualmente, o processo de compras estratégicas é mais amplo e pressupõe que fomentar o relacionamento com os fornecedores e aproveitar as oportunidades são vitais para uma gestão de compras bem-sucedida.
Trazendo solidez nesta parceria profunda com fornecedores e assim reduções contínuas de custos e melhorias processuais de fornecimento.
Com essa metodologia, os compradores analisam custos externos, internos, financeiros e logísticos, de forma a maximizar o custo-benefício de cada compra, aliado à qualidade, agilidade dos processos operacionais e desempenho da cadeia produtiva como um todo.

Veja abaixo um resumo as principais etapas do Sourcing estratégico:

  ✓  Desenvolvimento de uma estratégia de compras

Antes a área de compras tinha apenas a missão de adquirir produtos e serviços.

Agora a estratégia de compras agora envolve toda a cadeia de suprimentos, se integra com todas as etapas do Supply Chain.

Com a introdução de uma metodologia de “Sourcing Estratégico”: passam a ser considerados a produtividade, qualidade, preço, pontualidade e armazenamento, entre outros quesitos.
A definição dos KPIs de compras também é um procedimento que auxilia na mensuração e no alto desempenho da área.

  ✓ Análise de mercado e tendências de compras

Manter-se sintonizado e atualizado com o mercado e acompanhar o histórico de compras ajudam a prever oportunidades sazonais e a ser mais assertivos na tomada de decisões.
Um dos KPIs de compras mais importantes é “a evolução de preços”: Monitora quaisquer oscilações sofridas pelos valores, em um determinado período, durante o processo de compras e com este forte conhecimento gera-se um alto poder de barganha.

  ✓  Gestão e relacionamento com fornecedores

Melhor posicionamento e inteligência para controlar e gerenciar desafios relacionados aos fornecedores:

Implementação profunda de regras tributárias, fiscais e trabalhistas, por exemplo, são passos essenciais para minimizar riscos na cadeia de suprimentos.
E muito importante a quebra de paradigmas pois o relacionamento com os fornecedores ocorre de forma colaborativa, transparente e sustentável dentro do Sourcing Estratégico.
É a soma de energia e conhecimento para o verdadeiro “ganha-ganha”.

O Strategic Sourcing com sua evolução ultima evolução para SS 4.0 Omnichannel (trabalhando multicanal e multi plataforma) e agora integrando ferramentas de IA, é o método mais completo disponíveil no mercado. Ou seja, é muito mais do que comprar e negociar produtos e serviços.

“Sourcing Estratégico” e o conhecimento completo deste é a forma ideal de encontrar os melhores parceiros, de se economizar e, assim, obter melhores resultados para sua empresa.
Maior Lucratividade e EBITDA. É Suprimentos atingindo o máximo do seu posicionamento na corporação.

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